Protocolo COVID19

Plano Estratégico de Retomada Gradativa e Segura das Atividades Educacionais Presenciais da Escola Múltipla.

Adequação de estrutura

Reorganização de salas:

Todas as salas tiveram a capacidade reduzida, a fim de manter o distanciamento de 1,5m entre os estudantes, conforme a recomendação atualdos órgãos de saúde.

Limpeza e pontos de higienização:

A lavagem de mãos ainda é a melhor forma de prevenção e higiene, portanto, haverá dispensers de sabonete líquido e papel-toalha nos banheiros. Serão disponibilizados, também, dispensers de álcool em gel pela escola. Nas salas de aulas teremos borrifadores de álcool 70º INPM líquido e sanitizante para limpeza de superfície.

Ventilação de ambientes:

Priorizaremos a ventilação natural. Portas e janelas serão mantidas abertas para que ocorra a circulação do ar

Higienização:

A Escola intensificou a limpeza adequada e regular de cadeiras, mesas, computadores e outros equipamentos, bem como de maçanetas, dispensers de álcool em gel e outras superfícies expostas ao contato em massa.

Bebedouros:

O acesso aos bebedouros será apenas para abastecimento das garrafinhas, que são de uso individual, a fim de evitar contaminações.

Desinfecção:

A Escola estará equipado com tapete higienizador, por onde todos deverão passar, para limpar a sujeira e desinfectar os calçados.

Respeitar a sinalização:

Toda a escola estará sinalizada com marcações de distanciamento e circulação (sentido de subir/descer nas escadas, etc). Os estudantes serão devidamente orientados e deverão obedecer às sinalizações de segurança.

Conscientização:

Serão realizadas atividades e dinâmicas com toda a comunidade escolar visando à formação e à conscientização de todos sobre a importância da higiene, do distanciamento social, do uso de máscaras e dos demais meios de prevenção do contágio de doenças

Comparecimento:

Não será permitida a entrada de estudantes sem máscaras. Além da máscara em uso, recomenda-se que cada estudante traga consigo máscaras sobressalentes para realizar a troca durante o período de permanência na escola. Cada aluno deverá trazer, ainda, a própria garrafinha de água, para uso pessoale intransferível.

Comportamento

Individualizar objetos pessoais:

Cada estudante deve contar com seu kit completo: máscaras extras, garrafinha para água, talheres e o que mais achar necessário para o seu dia na escola. Neste momento, nada deve ser compartilhado.

Proteção:

Todos os colaboradores terão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados às funções que exercem.

Intervalos segmentados:

Os espaços de convivência na escola terão novas regras para uso, a fim de garantir a constante higienização e evitar aglomerações. O estudante deverá trazer o seu lanche e cada turma terá um momento de utilização dos espaços ao ar livre, de forma a permitir o distanciamento socialseguro e recomendado pelos órgãos de saúde.

Ensino Híbrido:

Manteremos a metodologia das aulas remotas combinadas com as aulas presenciais, transmitidas simultaneamente através da plataforma Google Classroom.

Aferição de temperatura:

Todos, sem exceção, passarão por verificação de temperatura. Para isso, contaremos com termômetros infravermelho, que aferem a temperatura sem necessidade de contato. Caso alguém apresente temperatura acima de 37,8° C deverá retornar para a casa.

• Apresentou febre ( 37,8ºC) ou calafrios?
  • Apresentou tosse produtiva?
  • Teve dificuldade para respirar ou sentiu falta de ar?
  • Apresentou coriza (“nariz escorrendo”)?
  • Teve dor de garganta?
  • Passou a sentir menos o cheiro ou o gosto das coisas?
  • Teve contato direto com pessoa infectada?

Caso responda sim para alguma das perguntas:

Alunos: informe imediatamente os representantes locais nos telefones:

(27) 99782.7570 - 3341-1027

Funcionários e professores: informe imediatamente à DRH e ao superior/gestor imediato.

Anos Finais (6º ao 9º ANO) Anos Iniciais (1º ao 5º ANO) Educação Infantil Ensino Médio (1ª Série a 3ª Série)