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RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS

 

RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS

 
Que adulto não recorda dos velhos tempos de criança, quando as brincadeiras eram aprendidas entre os amigos, vizinhos e muito divertimento, porém, além disso, promoviam a manutenção da saúde e o desenvolvimento psicomotor?!
 
 Sabemos que o computador, videogame, televisão estão tomando conta de nossas crianças e, assim, as brincadeiras e os brinquedos antigos estão sendo esquecidos.
 
Ao pensarmos na importância do brincar para o desenvolvimento global, encontramos na literatura que o jogo, seja de que tipo for, é o meio natural da criança se autoexpressar, já que permite libertar os sentimentos e descontentamentos, por meio da utilização do brinquedo / brincadeira.
 
As brincadeiras servem como instrumento de estruturação do indivíduo. Elas não trabalham apenas uma capacidade, mas várias, como percepção motora, equilíbrio e orientação espacial, e é por este motivo que desenvolvemos este projeto “O Corpo Fala”, com intuito de resgatar as brincadeiras antigas, com o qual  haverá trocas de conhecimento e de oportunidades a todos.
 
O projeto visa desenvolver com os alunos brincadeiras, brinquedos e jogos antigos, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado e possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar, interagindo com os colegas nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
 
Atividades desenvolvidas e seus objetivos

Atividade 1 - Amarelinha: Brincadeira realizada em pequeno grupo, sem finalidade competitiva e sem a divisão em equipes, na qual a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a vivência grupal.
 
Atividade 2 - Caracol: Agora, encontramos as casas dispostas de maneira circular, formando um caracol. As regras são parecidas com as da amarelinha, mas com algumas adaptações. Os jogadores também precisam de pedrinhas.
 
Nessas duas atividades trabalhamos muito as habilidades motoras de saltar com um e dois pés, arremessar, equilibrar, as capacidades físicas de velocidade e força e frequência cardíaca.

Atividade 3 – Chicotinho Queimado: o grupo se organiza em um círculo e o professor fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ele gira a corda rente ao chão e as crianças pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda e as crianças não param com os pés no chão com essa brincadeira. Trabalha  o ritmo e a capacidade aeróbica.
 
Atividade 3 – Passa Anel: Esse é um jogo que não se ganha pontos, nem requer posições, precisamente. Uma delas segura o anel entre as mãos, em formato de concha, enquanto as outras também deixam suas mãos em formato de concha, a criança que estiver com o anel nas mãos, passará entre as mãos das crianças. Por fim, ela escolherá em que colega ela deixará o anel e pergunta ao grupo: “onde está o anel?”. A criança que recebeu não responderá. Apenas as outras crianças é que tentarão adivinhar. Quem adivinhar será o próximo a passar o anel, senão a própria criança que recebeu passará o anel para as outras. É uma atividade muito boa para trabalhar o controle da ansiedade nas crianças.
 
Professor:
Airton Barreto
Educação Física