Loading...

BRINCANDO DE MÍMICA

BRINCANDO DE MÍMICA

Dando sequência ao projeto "O Corpo Fala", iniciaremos a parte da mímica.

Mais uma vez enfatizamos que para a criança, brincar, além de ser uma maneira de se divertir, é uma forma de recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive. É uma forma de aprender e, por isso, a brincadeira merece destaque na Educação Infantil. Ao brincar, a criança experimenta o mundo, o corpo e traz vivências internas para a realidade: perdas, conflitos, alegrias, elaborando-os por meio da ação.

As brincadeiras de mímica foram escolhidas por acreditarmos que os gestos e as expressões corporais, são de suma importância para o desenvolvimento pleno do indivíduo, sendo, portanto, formas “diferenciadas” de comunicação, de expressão de pensamentos, sentimentos, de relacionar-se com o outro, estimulando a criatividade, o movimento, a atenção.

Através da mímica trabalhamos diversos elementos psicomotores, tais como: o esquema corporal, a imagem corporal, o tônus, a motricidade ampla, a organização espaço-temporal, o ritmo, a lateralidade e o equilíbrio.

A mímica nos dá a oportunidade de sermos criativos sem falar. Existem alguns jogos e brincadeiras de mímica que podem ser aproveitados para estimular a criança nesse processo. As brincadeiras do espelho, manequim, passar o objeto, minhocão ou o jogo da adivinhação são atividades que podem envolver as crianças no espírito da comunicação silenciosa e oferecem diversão com as mímicas.

Brincadeira do espelho – O propósito desta brincadeira é imitar os movimentos dos outros jogadores. São necessárias duas crianças, uma de frente para a outra e uma delas é o espelho. Na medida em que a outra criança faz um movimento ou uma expressão facial, o espelho deve copiar exatamente esta ação, da melhor maneira possível. A brincadeira é boa para aprender a temporizar e saber inventar. Os jogadores podem se revezar sendo espelhos.

Manequim – Nesta brincadeira, temos uma criança para tampar os olhos, uma para ser o manequim e as demais, para imitar o manequim. O objetivo é deixar que a criança que tampou o olho tente descobrir quem é o manequim, uma vez que todos devem estar na mesma "pose". Eventualmente o manequim muda de pose para que todos o acompanhem.

Passar o objeto – Na brincadeira de passar o objeto, alguém deve ser o líder. Ele, ou no caso da educação infantil um adulto, deve sugerir um objeto completamente imaginário para ser passado de um jogador para o outro pelo círculo. O objeto fica a cargo da imaginação do líder e pode ser qualquer coisa que possa ser passada de um para o outro. Os participantes não devem deixar o objeto cair e também devem determinar o quão grande e pesado ele é através de seus movimentos.

Minhocão – Aqui, forma-se uma fila na qual o primeiro é o comandante. Andando um atrás do outro, deve-se imitar o movimento que o comandante está realizando, sem parar de andar.

Jogo da adivinhação  – O jogo da adivinhação faz os jogadores interpretarem comandos que são escritos em fichas e colocados em uma caixa. Separamos o grupo em duas equipes, e cada uma reveza o jogador que irá à frente de todos para interpretar uma ação, um objeto, ou personagem após pegar uma ficha do recipiente. À medida que os jogadores interpretam as fichas, os outros devem adivinhar a expressão que foi representada. A equipe que acertar mais é a vencedora.